Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Homenagens ao General Ramos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Homenagens ao General Ramos

  • Publicado: Quinta, 13 de Agosto de 2020, 20h47
  • Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 20h50

Um dia, dos 47 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro, para ficar na história. 

Neste 11 de agosto de 2020, uma vasta programação foi cumprida para homenagear General Ex Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.

 Para compor essa simbólica visita à AMAN, um pelotão de motociclistas devidamente trajados, veio acompanhar de perto a despedida da AMAN. Trata-se dos amigos da turma de 1979 que se orgulham por verem um Cadete tornar-se Ministro do Governo.

Após a recepção  ao Gen Ramos, que contou com a presença do Gen Div Mansur  Vice Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército(DECEx), Gen Div Cardoso Martins, Chefe da Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil),  Gen Dutra, Comandante da AMAN, seguiu para o pátio Tenente Moura, onde foi realizada uma formatura.  

“A AMAN encontra-se com público reduzido também em razão das inúmeras atividades as quais nossos Cadetes e os cursos estão envolvidos. Mas nunca deixa de ser uma recepção calorosa e de muita gratidão à sua presença”, afirmou Gen Dutra. 

Em seguida, na Biblioteca Marechal José Pessôa, ocorreu a apresentação dos oficias ao Gen Ex Ramos. E foi aí, durante uma abordagem descontraída, que ele descobriu que inúmeros militares presentes, foram seus Cadetes no período em que esteve como Instrutor-chefe da Seção Especial de Instrução (SIEsp). 

Foi também neste momento que  Gen Ramos fez questão de relembrar as diversas funções que exerceu na AMAN e o quanto cadasetor é fundamental para o ensino na AMAN. Desde a Comunicação Social, passando pelo Corpo de Cadetes, Divisão de Ensino, Prefeitura Militar e a cada um dos Cursos e Seções, Gen Ramos destacou que, além dos amigos que o Exército dá a cada um que ingressa na Força, é também essencial o apoio da família para que o militar possa se desenvolver ao longo de sua carreira e servir à nação à altura que o país merece. 

A programação também teve, ainda,uma visita na SIEsp, onde Gen Ramos foi recebido pelo Tenente Coronel Souza Costa, Instrutor Chefe da Seção. Na oportunidade,  ouviu da equipe o quanto a sua dedicação  tem feito a diferença ao longo da sua  história no Exército, em missões no Brasil e no mundo. Em suas palavras, o Instrutor Chefe da SIEsp destacou as ações por ele realizadas quando das duas passagens que teve pela Seção, uma delas em 2000, quando, ainda Coronel, possibilitou que Sargentos passassem a dar instrução aos Cadetes, a exemplo dos Oficiais. 

Acompanhado do irmão Carlos Artur Ramos Baptista Pereira, advogado e Oficial da Reserva da Marinha, Gen Ramos fez questão de demonstrar o quanto ele representa o falecido pai, morto durante um acidente de trânsito, em uma noite em que, ainda Cadete, Gen Ramos encontrava-se  justamente em uma instrução da SIEsp. “Portanto, esse momento é de muita lembrança, gratidão, honra e reconhecimento merecidos ao meu irmão, o qual tenho orgulho de acompanhar em todos os eventos de sua vasta agenda”, afirmou Carlos Artur, irmão de Gen Ramos.

 Durante a sua palestra final, Gen Ramos trouxe a público duas frases as quais o alimenta por onde passa. “A gratidão é uma dívida que não prescreve nunca” e “Que o ideal que sempre me acalenta renasça em outros jovens corações”. 

E, com esse tom, agradeceu um a um pelas oportunidades que teve ao longo de quase 50 anos de Exército. Com passagens pela Brigada Paraquedista, Missões no Exterior e na Coordenação da Segurança de Grandes Eventos (Copa do Mundo e Olimpíadas), o Gen Ramos buscou resumir tamanha bagagem em uma rápida apresentação  de uma hora de duração. 

Dentre os pontos citados em sua fala, a sustentabilidade que otimiza e gera economia para o Exército, por meio do uso de tecnologia nas instruções aos Cadetes; O poder da adaptabilidade para transpor os desafios que lhe são impostos, tendo em vista as inúmeras funções exercidas por um militar ao longo de sua vida; O crescimento exponente do ingresso positivo da mulher na Força e em diversos setores da sociedade;  O pundonor militar e o sentimento de dever, dentre outros temas. 

“Devemos ser exemplos, ao longo de toda nossa carreira, para os que ingressam. Do Soldado ao General, todos vestimos a mesma farda e temos as mesmas oportunidades”, afirmou Gen Ramos, que também demonstrou a concretização do espírito de corpo da tropa, com o exemplo de vida de Gen Div Expedito, que de engraxate, na infância, passou a um dos postos mais elevados do Exército, graças também ao apoio de militares, que o incentivaram a estudar e investir na carreira. 

Com o entusiasmo inerente à profissão militar, Gen Ramos encerrou sua passagem pela Academia Militar das Agulhas Negras com uma foto oficial junto aos companheiros de turma e aos que serviram junto com ele em suas passagens pela AMAN, em 1991, ainda Capitão, e de 1999 a 2000, quando era Coronel.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página