Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Integração AMAN/EsPCEx
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Integração AMAN/EsPCEx

  • Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 20h15
  • Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 20h15

Somente com a troca de experiências é possível avançar rumo às melhorias constantes da formação dos Cadetes: uma preocupação legítima da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Conhecido como sendo um dos termômetros iniciais do desenvolvimento dos Cadetes ao longo de quatro anos, o  Curso Básico promove anualmente duas reuniões com a presença dos instrutores da AMAN (1º Ano) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).
 “A primeira delas tem como objetivo apresentar as principais observações e características da turma, que anualmente está cursando o 1º Ano na AMAN, à EsPCEx”, afirma Major Humberto, Comandante do Curso Básico. 

É quando são apresentados dados sobre o rendimento escolar, os aspectos da instrução militar, o alinhamento do currículo e do plano de disciplina ministrado em ambas as Escolas, além  da situação sanitária dos Cadetes e seu condicionamento físico. Em relação aos  assuntos administrativos, são realizados alguns ajustes nas grades de fardamento,  recebidas as folhas de alterações dos ex-alunos, dentre outras medidas.

Neste primeiro encontro, ocorrido nos últimos dias 29 e 30 de Julho, estiveram presentes, além de Maj Humberto,  Cap Velozo, S4 Curso Básico,  Cap Thiago Barros, S3 do Curso Básico, Cap Kécio, Comandante da 1ª Cia do Curso Básico e  Cap Mayer, Adj do Comando da 4ª Cia do Curso Básico. 

Dentre os assuntos tratados, estiveram o Projeto Inserção do Sexo Feminino na Linha Ensino Militar Bélico (PISFLEMB), a constatação da condição da turma cursante da EsPCEx e  as  experiências relativas às modificações realizadas em ano de instrução fruto da pandemia COVID-19.  

O segundo encontro, previsto para o final do ano, é a oportunidade da EsPCEx transmitir  as principais informações da turma, que chegará no ano seguinte à AMAN. O intuito é proporcionar, além da integração, melhores condições ao Curso Básico  de receber os futuros Cadetes e desenvolver neles as suas habilidades e competências. 

“Apesar de serem eles os protagonistas, os Cadetes não presenciam esses encontros. No entanto, ao longo do ano, há três oportunidades em que  participam de atividades na Escola Preparatória: o período de Adaptação dos Alunos; a Formatura do Juramento à Bandeira; o Apoio às instruções da “Operação Cadete” (Exercício no terreno que configura o coroamento da instrução militar da EsPCEx)”, finaliza Major Humberto.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página