Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Live com cadetes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Live com cadetes

  • Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 17h42
  • Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 17h42

Nos dias 25 e 26 de agosto de 2020 dois Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participaram de uma “live” com os estudantes do Colégio Militar de Salvador (CMS). 

No dia 25, durante duas horas, o Cadete Alexandre, do 4º ano de Engenharia, e a Cadete Letícia Campos, do 2º ano de Material Bélico, estiveram num bate-papo descontraído com 120 estudantes prestes a escolherem a carreira profissional a seguir. 

O grande encontro entre Cadetes e possíveis futuros Cadetes foi mediado pelo Tenente Coronel Ulisses e Major Fábio Sampaio, ambos do Corpo de Alunos do Colégio Militar de Salvador. 

Diversos assuntos foram debatidos. Dentre eles, muitos relacionados aos bastidores da formação na Escola Preparatória de Cadetes (ESPCEx), em Campinas, tais como o ingresso da mulher no Exército Brasileiro, a vaidade feminina e o convívio com o público masculino, o plano de estudo para passar, o treinamento físico militar, o salário que se ganha, a transição da EsPCEx para a AMAN, a perspectiva da formação e da chegada ao oficialato. E até um tema inusitado: como é a lavagem das roupas na Academia. 

No primeiro dia de live, foram feitas em torno de 30 perguntas aos Cadetes. Do outro lado da tela e tão perto dos Cadetes, alunos curiosos por saberem como é ser o principal motivo da existência da AMAN. 

“A exemplo de qualquer jovem, também tive dúvidas da escolha da carreira. Já conhecia a AMAN e por ela me encantei desde a infância. Assim que foi possibilitada a entrada de mulheres na instituição, me inscrevi e aqui estou, aprendendo diariamente”, revelou a Cadete Letícia Campos, de 23 anos, aluna oriunda do Colégio da Polícia Militar de Fortaleza (CE), Gen Edgard Facó, onde estudou, por meio de uma merecida bolsa de estudos proveniente dos excelentes resultados, tendo concluído em 2012. 

A dificuldade financeira, o apoio da família e a constante prática da disciplina, inerente à carreira militar, foram assuntos destacados também no segundo dia de live, quando estiveram presentes estudantes do 3º ano do Colégio Militar de Brasília. Em torno de 108 jovens entre 17 e 18 anos  interagiram com os Cadetes e também com os demais militares participantes. A diferença de um dia para o outro? No segundo dia, os estudantes estão mais convictos do que desejam e buscam perguntas mais direcionadas para o conhecimento técnico.

 “Sou fruto do Colégio Militar de Fortaleza, onde estudei de 2009 a 2015. Percebo nitidamente a diferença de um colégio militar em nossas vidas. O tempo todo em que estive lá e quando passei para a EsPCEx, minha mãe sempre esteve ao meu lado, me ajudando na torcida e financeiramente. Hoje sou eu quem posso auxiliá-la com meu salário e com dicas de estudo para concurso público, que ela deseja passar, depois que ficou desempregada”, afirma o Cadete Alexandre, de 23 anos. 

Para ajudar na escolha, os jovens  estudantes do CMS também ouviram de militares ainda mais experientes, um pouco do que os motiva diariamente a seguir. Em todas as falas, a determinação está baseada nas oportunidades e no reconhecimento que o Exército Brasileiro dá aqueles que cumprem a missão sem temor. 

Sobre o entusiasmo de profissionais da carreira militar, a Cadete Letícia Campos também concorda. Além do exemplo dados por colegas, em seus tempos de colégio, ela  vibra ao falar do que encontrou na AMAN.

“Tem sido instigante poder evoluir física e intelectualmente nessa casa. Que outro trabalho no mundo te paga para você estudar, treinar e vencer na vida? Sou muito grata a essa oportunidade”. 

A Cadete afirma, ainda, que dos 100 amigos de classe no Colégio da PM em Fortaleza, 25% queriam a carreira militar. Alguns foram também para FAB e Marinha. 

E o Cadete Alexandre assina embaixo. Ele afirma que já buscava ser engenheiro ou militar. Quando veio para a AMAN, conseguiu seguir no que pretendia. Tamanha sua convicção da escolha que fez, que agora esbanja senso de responsabilidade e gratidão às experiências vivenciadas no curso. “A Engenharia é muito ativa. Esse dinamismo encontramos também nas operações práticas de campo, no treinamento físico militar e nas demais atribuições do dia a dia de um cadete, quando encontramos aqui na AMAN um ambiente familiar”. 

Mas, justamente por saber que inúmeros jovens ainda não conhecem a carreira militar a fundo para poderem se decidir por ela, é que o CMS e a AMAN promoveram essa live. 

Por último, a Cadete Letícia Campos terminou a live dando dicas de estudos para quem pretende ingressar nessa carreira. “Acho que devemos sempre aprofundar onde o calo aperta. Eu precisava estudar história e geografia, por isso papirei muito essas disciplinas”, destacou a jovem, que afirmou que, ainda na EsPCEx,  foi motivada à prática de esporte e, desde sua formação na AMAN, tem se dedicado intensamente à corrida.  

Cadete Alexandre destacou que, assim como viu no Colégio Militar de Recife, a carreira militar também reconhece os que se dedicam. “Se você pretende seguir essa carreira, será muito feliz e realizado. E não tenha dúvidas, você consegue, basta se organizar numa rotina de estudos, que o resultado será conquistado”, finalizou Cadete Alexandre. 

A live completa estará em breve, no link do Canal Vem Ser Cadete.

Venha assistir e comentar. Venha ser militar!  

registrado em:
Fim do conteúdo da página