Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Obuseiros M109 em uso na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Obuseiros M109 em uso na AMAN

  • Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 20h07
  • Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 20h02

Ao longo de 2020, todos os anos do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) estiveram envolvidos na prática de ações inopinadas, chamadas missão Manda Bala. Especificamente, os 64 cadetes do 3º ano participaram do exercício, realizado entre os dias 26 e 27 de agosto de 2020, no campo de Instrução da AMAN, região da Olaria.

Para a execução do tiro real, foi utilizado um dos quatro Obuseiros AP M109 A5, recém-chegados à AMAN.

A Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado é a concretização da modernização do acervo de material de emprego militar do Curso de Artilharia.

Os novos blindados M109 A5 aumentaram o alcance máximo do tiro dos atuais 11 km (referentes aos M108) para os 30 quilômetros de distância.

Além dessas novidades, que significam mais agilidade, conhecimento e melhor técnica aos cadetes da AMAN, os obuseiros também apresentam uma vasta gama de munições de 155 mm. Com essa tecnologia, o cadete tem economia de até 60% no tempo necessário para a preparação do tiro.

Mesmo com o sistema Gênesis de direção e coordenação do tiro, os cadetes continuarão aprendendo sempre o método clássico. Eles fazem o cálculo do tiro na prancheta e, simultaneamente, acessam o sistema Gênesis. Afinal, o Curso de Artilharia sabe que, mesmo com toda a tecnologia, é preciso conhecer a base do processo para que o futuro oficial combatente fique imune a falhas tecnológicas.

Para acompanhar o exercício, três tenentes ministraram de perto orientações de Linha de Fogo, de Observação de Tiro e de Reconhecimento.

Esse é o sétimo exercício inopinado do ano, tendo como objetivo aprender a cada nova edição e corrigir os erros cometidos.

A experiência de reconhecerem, ocuparem posições de tiro e executarem diversas missões com munição real de artilharia proporcionou aos futuros oficiais novos conhecimentos técnicos e táticos. Segundo o Curso, eles têm adquirido experiência para lidar com as frações as quais virão a liderar nas Organizações Militares existentes nos diversos rincões do país.

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página