Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Visita do Chefe do DECEx
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Visita do Chefe do DECEx

  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 13h46
  • Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 15h24

Neste dia 08 de outubro de 2020, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu a visita do General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), e do General de Divisão Jorge Cardoso Martins, Diretor de Educação Superior Militar.

A formatura, que deu início à atividade, prestou uma homenagem ao idealizador da AMAN, Marechal José Pessôa.

Na oportunidade, também assistiram ao evento, alunos do Instituto Militar de Engenharia (IME).

O Comandante da AMAN, General de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, deu as boas-vindas ao Gen Tomás e ressaltou a importância da visita para o direcionamento ser trilhado pela AMAN.

Em seu discurso, Gen Tomás afirmou ao Corpo de Cadetes e aos militares presentes o quanto a Academia é importante no contexto nacional e como, nem mesmo em tempos de pandemia, se curvou perante o desafio que é formar futuros oficiais. “A AMAN é o coração do cadete. Todo mundo se pergunta como uma instituição dessa magnitude conseguiu manter a sua agenda de atividades, mesmo com as restrições causadas pela COVID-19. A resposta é simples. Nós não podemos parar! Enquanto estamos aqui, há cadetes espalhados pelo Brasil em seus estágios e disciplinas eletivas, outros em atividades de campo. Tamanho dinamismo diário também nos possibilita encarar esse problema de maneira mais assertiva”, revelou.

Por último, Gen Tomás enfatizou que, por mais intensa que seja a formação do cadete, não se percebe a passagem do tempo na AMAN. “São cinco anos de muito aprendizado. Passa voando e o que fica é a saudade eterna”.

Na apresentação de oficiais, realizada na Biblioteca Marechal José Pessôa, o Comandante da AMAN, Gen Pimentel, que recentemente sucedeu Gen Dutra, revelou o quanto o fato de ter encontrado uma equipe coesa e comprometida com a missão da Academia colaborou para otimizar o prosseguimento das missões no atual contexto da COVID-19.

A visita foi finalizada com uma palestra, no Teatro General Leônidas, que teve como foco a missão da Educação no Exército Brasileiro e a importância da temática estar em consonância ao contexto de realidade de mundo no qual o cadete está inserido.

Com 43.3045 militares em 137 Organizações Militares, número expressivo e que representa 20% de todo efetivo da Força, foi apresentado aos presentes o organograma do Sistema de Educação, que conta com a Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil), a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Ainda durante sua fala, o Chefe do DECEx apresentou algumas estatísticas sobre os investimentos em educação dentro do Exército, no Brasil e no mundo, e enfatizou se tratar de uma instituição que se preocupa com a Educação.

Gen Tomás destacou o fato de a AMAN valorizar a tradição e os valores, sem deixar de pensar no ensino por competência, que, por sua vez, engloba o currículo acadêmico e a formação técnico-profissional. Afirmou, ainda, que recebe com muito zelo e atenção as inovações apresentadas pelo mundo contemporâneo.

O cadete é fruto da sociedade tecnológica, que lhe apresenta uma extensa multidisciplinaridade. É um contexto diferente e vamos trabalhar com essa nova realidade para aperfeiçoarmos ainda mais a formação de nosso futuro oficial combatente de carreira”, finalizou.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página