Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Monjolo 2020
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Monjolo 2020

  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 20h36
  • Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 20h36

As cidades de Resende e Penedo, no sul fluminense, foram palco para a Operação Monjolo, realizada de 6 a 8 de outubro com os cadetes do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Herdado do extinto Curso Avançado, em 2013, o exercício de campo reuniu 12 pelotões de todas as Companhias do Básico, e teve como característica as operações continuadas, em que os grupamentos intercalaram patrulhas sucessivas com a ocupação de base de patrulha.

Um aprendizado que acontece de maneira dinâmica, com a execução  de patrulhas de neutralização,  emboscada,  destruição,  suprimento,  contato,  resgate e  reconhecimento.

Os cadetes desempenharam as funções de comando, sendo orientados pelos Comandantes de Pelotão, caso necessário.

Segundo o Comandante do Curso Básico, Major Humberto, a interdisciplinaridade observada na patrulha de contato demonstrou que o cadete está engajado em aprender a cada oportunidade.

Infiltrados nos dois municípios, os pelotões receberam as missões da patrulha de contato no idioma inglês. Mensagens criptografadas as quais foram enviadas via rádio. “A vantagem de utilizar outro idioma é para que o cadete entenda que ele pode fazer parte de uma missão internacional”, afirmou o Comandante do Curso Básico.

O exercício vai ao encontro do planejamento do Departamento de Educação e Cultura do Exército  (DECEx), que estabelece que, a partir de 2021, todo oficial esteja habilitado na língua inglesa. Por isso, a atuação da Divisão de Ensino, por meio da Cadeira de Idiomas, mostra-se de grande relevância no processo.

Além da habilidade no idioma, os cadetes apresentaram também atributos como o trabalho em equipe, rusticidade e espírito de corpo. “Os cadetes demonstraram inovação, empenho e interesse em executar a missão com primor”, destacou Major Humberto.

Do planejamento minucioso à emissão da Ordem à Patrulha, o Curso Básico mostra, mais uma vez, a nobre missão de forjar os líderes do futuro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página