Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Aço Negro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Aço Negro

  • Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 17h46
  • Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 17h52

O curso de Cavalaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) participou, entre os dias 25 e 29 de outubro de 2020,  da Operação Aço Negro.

O exercício no terreno, executado no contexto das Operações Ofensivas, contou com a colaboração de instrução do 9º Regimento de Cavalaria Blindado (9º RCB),  de São Gabriel, e da 3ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (3ª Cia E Cmb Mec), de São Pedrito, ambos no estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, os cadetes do 3º ano integraram uma Força-Tarefa Blindada valor Subunidade, ou seja, quando duas armas se unem para que o poder de combate seja ainda maior em prol da conquista do objetivo.

Contando com o apoio operacional e logístico de toda a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, foram mobiliados dois Pelotões de Fuzileiros Blindado, um Pelotão de Carros de Combate, um Pelotão de Exploradores e uma Seção de Comando. Ocasião em que os cadetes puderam desempenhar as funções de comando enquanto os militares do 9º RCB completaram a tropa com  o efetivo de soldados.

O exercício teve início com uma marcha de coluna tática, seguida da ocupação de uma Zona de Reunião (ZReu) de Pelotão. Com atuação dos cadetes em planejamentos e execução de ordens, foi realizado um ataque coordenado.

Depois do cumprimento da missão, a Força-Tarefa realizou uma marcha noturna até o Início do Crepúsculo Matutino Náutico (ICMN).

Em dois dias de exercício, a tropa percorreu 50 quilômetros, executando técnicas, táticas e procedimento. A ação que mereceu destaque foi a transposição imediata de  curso d'água, com a navegação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP M113). Atividade que contou com o apoio da 3ª Cia E Cmb Mec que, ao lançar uma ponte sobre um rio obstáculo, permitiu a mobilidade da tropa blindada.

O exercício marcou o encerramento do ano de instrução e mostrou como os cadetes do 3º ano estão aptos ao desempenho da função de Comandante de Pelotão.

Ao final da operação Aço Negro no terreno, os cadetes de Cavalaria assistiram a uma palestra do Comandante da 3ª Bda C Mec, General de Brigada Anysio Luiz Crespo Alves Negrão,  visitaram o 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada, onde observaram a apresentação de dois pelotões de pronto emprego,  para defesa externa e Garantia da Lei e da Ordem

A valiosa colaboração das Organizações Militares num exercício como este evidencia como funcionam os bastidores de extrema preocupação com a excelência na formação do oficial de Cavalaria, pois conta com o pensamento integrado entre o conhecimento técnico, profissional e institucional.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página