Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Turma (1980) marca o fim de semana na AMAN
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encontro de Turma (1980) marca o fim de semana na AMAN

  • Publicado: Sábado, 23 de Julho de 2022, 15h26
  • Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 12h39
É bom estar entre amigos. Na semana em que se comemorou o Dia do Amigo, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) reuniu velhos camaradas de farda, eternizados e fortalecidos no espírito de corpo e na camaradagem em um Encontro histórico, da Turma Olavo Bilac (1980).
 
Um dia Cadetes, sempre Cadetes, eles retornaram à AMAN no sábado, dia 23 de julho, para celebrar mais um aniversário.
 
A recepção aos veteranos e muitos ainda na ativa, contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre os militares e seus convidados.
 
O Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, recepcionou as seguintes autoridades: o Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa;  o Antigo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos; o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes; o Diretor de Educação Superior Militar General de Divisão Ricardo Piai Carmona; General de Divisão Engenheiro Militar Bráulio de Paula Machado; General de Divisão Engenheiro Militar Macedo Eschiletti Caldas Rodrigues; General de Divisão Márcio Roland Heise, dentre Coronéis PTTC e da reserva. 
 
O Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves demonstrou honra e alegria em receber os presentes na instituição. 
 
Em seguida, todos se dirigiram ao Teatro General Leônidas, onde o Comandante do EB, Gen Ex Freire Gomes fez uso da palavra e salientou que o encontro é uma oportunidade e  sinônimo de honra e gratidão, pois são valores aprendidos aqui e que nunca são esquecidos pelos eternos Cadetes. São Irmãos por Escolha que se conheceram desde a chegada na Escola Preparatória de Campinas-SP.
 
Na sequência, o Comandante da AMAN, Gen Felipe, ressaltou a importância do encontro e as atualizações sobre a Academia Militar aos eternos Cadetes, dentre eles, o ingresso das mulheres na Linha de Ensino Bélico.
 
Logo após, o Capelão Militar Padre Lucas deu a bênção aos presentes, adiante solicitou um minuto de silêncio em homenagem aos integrantes da turma já falecidos. 
 
Coronel Cláudio Magni Rodrigues, da Cadeira de Relações Internacionais da AMAN, foi o representante da turma e orador. Em suas palavras, Cel afirmou ser um momento muito especial conseguir reunir boa parte dessa turma histórica. 
 
Dando continuidade à solenidade, os presentes assistiram a um vídeo dos tempos de formação,  cantaram a canção da AMAN, apresentada pela Banda de Música do Batalhão Agulhas Negras, e se deslocaram para o Pátio de Formatura dos Cadetes, Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM), para a inauguração da placa da turma. No caminho, muitos abraços, sorriso e satisfação pelo reencontro. Coube ao General de Exército Amaro, fazer a leitura de um discurso. "Mais importante que registrar numa placa de bronze nosso encontro, esse momento tem o objetivo de valorizar a trajetória e o legado de homens abnegados". 
 
Em seguida, todos marcharam no PMMM para o almoço.
 
Mais um Encontro de Turma realizado com êxito e com a certeza de que essa Academia Militar reserva e cativa valores caros de irmandade.
 
Os próximos Encontros de Turma estão previstos para os meses de setembro e dezembro. Acompanhe no site as datas e confira em nossas redes de comunicação a programação completa.
registrado em:
Fim do conteúdo da página