Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > AMAN realiza Espadim 2022
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

AMAN realiza Espadim 2022

  • Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 16h40
  • Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 16h47

Resende-RJ – 20 de agosto de 2022, às 11h: momento em que 395 Cadetes do 1º ano da Academia Militar das Agulhas Negras da Turma Dom Pedro II irão receber a réplica reduzida da Espada de Duque de Caxias, durante a tradicional solenidade do Espadim, a ser realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM).

No total, são 347 homens Cadetes do sexo masculino e 33 do sexo feminino. Eles são oriundos de todo o Brasil, sendo 209 da região sudeste, 52 da região sul, 73 da região nordeste, 31 região centro-oeste e 15 da região norte.

A AMAN também conta com Cadetes de Nações Amigas. Em 2022, eles totalizam 15 Cadetes, todos do segmento masculino, sendo 3 da República dos Camarões, 2 da República Cooperativa da Guiana,1 da República de Guiné-Bissau, 2 da República da Namíbia, 2 da República do Paraguai, 3 de Senegal e 2 do Vietnã.

Para chegarem até aqui, os Cadetes do 1º ano já passaram por diversas etapas. Sendo a primeira delas, o período de nivelamento e a última a Operação Henrique Lage. E os preparativos não param. Para que tudo seja perfeito no dia do evento, de 12 a 19 de agosto, eles passam por treinamento intenso no PMMM.

A solenidade
Realizada desde 1932, a cerimônia repete-se, anualmente, sendo considerada um dos mais significativos ritos na vida dos Cadetes. Momento em que eles trajam pela primeira vez o uniforme histórico.
Instituída pelo Marechal José Pessôa, idealizador da AMAN, a miniatura da espada invicta de Caxias tornou-se o símbolo mais importante do Cadete. Trata-se do primeiro troféu a ser conquistado pelo futuro oficial e o último a ser devolvido por ele ao Exército. A miniatura fiel, com 60 cm de comprimento, é o símbolo da honra e servidão militar dos futuros oficiais, pois representa o patriotismo, a cultura, a energia, a bravura e o altruísmo do patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias.

O Cadete destaque da turma Dom Pedro II, Lucas Cremonese Jaeger, de 20 anos, oriundo de São Gabriel, Rio Grande do Sul, irá receber o Espadim das mãos da mais alta autoridade.

Em seguida, os Cadetes receberão de seus padrinhos e madrinhas o Espadim, e proferirão o tão tradicional juramento. “Recebo o sabre de Caxias com o próprio símbolo da honra militar”. Ao final, entoarão a canção da AMAN.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página