Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Formatura comemora aniversário do Batalhão Agulhas Negras
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Formatura comemora aniversário do Batalhão Agulhas Negras

  • Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 18h38
  • Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 18h42

Neste dia 27 de julho, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) se reuniu em festa para mais uma formatura semanal, realizada no Pátio Duque de Caxias.

Na ocasião, a solenidade foi alusiva ao aniversário do Batalhão de Comando e Serviços da AMAN (BCSv/AMAN), comemorado neste mês de julho (10/07/22), e que, em 2021, recebeu a denominação histórica de Batalhão Agulhas Negras (BAN).

Existente há 72 anos, o BCSv/AMAN é o maior em efetivo do Exército Brasileiro no país, com dois mil militares, desde o Coronel Comandante ao Soldado mais moderno. Um legado de homens comprometidos e abnegados com a missão de servir sempre, mesmo com o sacrifício da própria vida.

A formatura contou com a presença do Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, do Comandante do Batalhão, Coronel Arthur Luiz Palmeira Leite, e antigos comandantes do Batalhão, militares do BAN, Corpo Permanente da AMAN e Corpo de Cadetes. Assistiram também à solenidade, instrutores e alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 38° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, de Vila Velha, Espírito Santo.

Coube ao Sargento Freire, do BAN, a honra de hastear o pavimento nacional. (Confira em nosso Instagram).

Em seguida, um Cadete do curso Básico fez a leitura de um texto sobre a história do Batalhão.  Na ocasião, ressaltou sua importância na vida diária acadêmica da AMAN.

O Comandante da AMAN, Gen Felipe salientou a presença de todos e afirmou que a homenagem era para os militares que integram a Organização Militar. “Em nosso cotidiano, seja nas atividades mais simples, seja nas mais complexas, o batalhão nos apoia. Tem a missão de servir e prover segurança para o bom andamento de nossa Academia Militar. Jovens Cadetes levem a imagem dessa comemoração para as suas carreiras”, destacou o Comandante da AMAN.

Em seguida, a tropa desfilou em continência ao Comandante da AMAN.

HISTÓRIA DO BATALHÃO AGULHAS NEGRAS

Por meio de Decreto Presidencial nº 28.356, de 10 de julho de 1950, data considerada como aniversário, foi criado o Batalhão de Comando e Serviços (BCSv).

O “Batalhão Agulhas Negras” tem como missão formar os reservistas na Guarnição de Resende; executar a guarda patrimonial do bem público; realizar funções de Polícia do Exército; e apoiar, com praças, os diferentes setores acadêmicos, realizando a gestão de pessoal desse efetivo.

Possui sete subunidades (Companhia de Guardas, Companhia de Polícia do Exército, Companhia de Fuzileiros, Companhia de Comando (inclusive a Banda de Música), Companhia de Serviços, 1ª Companhia Auxiliar do Corpo de Cadetes e 2ª Companhia Auxiliar do Corpo de Cadetes. Em relação à Banda de Música, essa faz parte do “Batalhão Agulhas Negras” e foi criada em 6 de outubro de 1913, na Escola Militar do Realengo, estando presente no dia-a-dia do Cadete, participando decisivamente nas duas mais importantes solenidades acadêmicas: a entrega de Espadins e a Declaração de Aspirantes a Oficial.

Saiba mais AQUI.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página