Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

A Academia Militar das Agulhas Negras

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 18h02 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 12h24

A Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, como estabelecimento de ensino superior militar, é herdeira da tradição bicentenária da formação do oficial subalterno e do capitão não-aperfeiçoado e, com os olhos postos no futuro, inicia a formação do chefe militar.

      Durante esse largo período, perpassando as mudanças que transformaram a história do mundo, do país e dos diversos lugares por onde passou, a Academia Militar permaneceu imutável na forja dos valores cultuados pelo Exército Brasileiro, continuando a ser uma Escola de Formação de Lideres por excelência.

      Assim, busca desenvolver em seus cadetes níveis de desempenho eficientes e modernos, aliados aos valores tão caros à Instituição. A profunda preocupação com a formação do lider e com os instrumentos utilizados nesse desafio consubstancia o reconhecimento ao Marechal José Pessôa, idealizador da AMAN, pelo tesouro que legou ao ensino da Força Terrestre, representado no cadete de Agulhas Negras.

      Impulsionada pela projeção do Exército no século XXi, desenvolve mudanças organizacionais, melhorias em suas instalações e avanços no ensino, conservando, entretanto, seus valores originais, coerentemente com o legado de seu idealizador.

      Esse amadurecimento bicentenário, permite que o futuro oficial do Exército Brasileiro sintetize os valores transmitidos pelas Escolas Militares de todos os tempos e está substanciado no código de honra do cadete: "Ser Cadete é cultuar a Lealdade, a Verdade, a Probidade e a Responsabilidade".

Fim do conteúdo da página