Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comando da AMAN > AMAN inaugura maior pista de orientação permanente do Brasil

Notícias

AMAN inaugura maior pista de orientação permanente do Brasil

publicado: 17/03/2017 10h43 última modificação: 17/03/2017 10h43

           No sábado, 18 de março, será inaugurada na Academia Militar das Agulhas Negras, a maior pista de orientação permanente do Brasil. Nesse evento de abertura são esperados 4000 competidores civis e militares, de ambos os sexos, para realizar percursos da Pista Permanente de Orientação das Agulhas Negras (PPOA).

 

Pista de Orientação Permanente das Agulhas Negras

 

        Montada em parceria com a Universidade Técnica Federal do Paraná, a Pista Permanente de Orientação das Agulhas Negras (PPOA) permite a realização de inúmeros percursos, o que possibilitará a execução de diversas competições de baixa, média e alta complexidade, por civis e militares de ambos os sexos.

              Construída em uma área de aproximadamente 2 quilômetros quadrados de extensão, a PPOA possui 120 pontos de controle distribuídos nas seguintes categorias: novatos, difícil e elite, o que proporcionará à AMAN dedicar-se à evolução de atletas civis e militares e desenvolver o esporte na região.

 

A Orientação

 

            A corrida de orientação é uma modalidade esportiva que pode ser definida como uma corrida individual, contra o relógio, em terreno desconhecido e variado, geralmente de floresta ou montanha, num percurso materializado no terreno por postos de controle os quais o orientista deve descobrir numa ordem pré-definida. Para realizar o percurso o competidor escolhe os seus próprios itinerários, utilizando um mapa e eventualmente uma bússola.

            A orientação nasceu em 1918 na Suécia. Nos anos 1970 foi trazida para o Brasil pelos militares. Hoje a orientação possui uma confederação nacional que regula as regras do desporto e realiza campeonatos nacionais. O esporte vem crescendo em número de adeptos, especialmente civis, devido ao intenso contato com a natureza que proporciona.