Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corpo de Cadetes > Curso Básico realiza Op Mojolo

Notícias

Curso Básico realiza Op Mojolo

publicado: 19/09/2017 14h55 última modificação: 19/09/2017 14h57

    Dando continuidade na formação do combatente básico militar, o Curso Básico da AMAN realizou a tradicional Operação Monjolo.

    A atividade iniciou com a realização de um apronto operacional e consistiu na execução de operações continuadas não convencionais do tipo patrulha, onde os Cadetes do primeiro ano puderam realizar Patrulhas de Destruição, Contato, Ressuprimento, Neutralização, Emboscada, Captura e Reconhecimento.

    Durante o Exercício, cada Pelotão ocupou uma Base de Patrulha, local onde recebiam as diversas missões (via contato rádio com mensagens criptografadas) e partiam para o cumprimento delas, após a realização do planejamento minucioso e da emissão da Ordem à Patrulha.

    Todas as atividades foram conduzidas pelos próprios Cadetes, sendo apenas supervisionados pelos Tenentes Comandantes de Pelotão, visando à orientação para o melhor cumprimento da missão e, principalmente, à segurança de todos os envolvidos.

    Caracterizando o ensino por competências e buscando a aprendizagem significativa, as Patrulhas de Contato foram realizadas nos Idiomas Inglês e Espanhol e com a utilização do programa VeraCrypt para a decriptografia da mensagem recebida, o que permitiu evidenciar a interdisciplinaridade do Ensino Profissional com as Cadeiras de Idiomas e de Cibernética.

    A Operação Mojolo foi realizada no período de 11 a 15 de setembro e faz parte de conjunto de operações que são voltadas para a tática individual e a formação do combatente básico, estimulando a dedicação, a persistência e a liderança – atributos considerados indispensáveis para a eficiência do militar, em especial do oficial do Exército.