Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corpo de Cadetes > Curso de Infantaria realiza Operação Bulhões

Notícias

Curso de Infantaria realiza Operação Bulhões

publicado: 28/03/2017 17h00 última modificação: 28/03/2017 17h00

          O Curso de Infantaria da AMAN realizou, no período de 20 a 24 de março, a primeira semana verde dos cadetes do 2º ano, recém incorporados na Arma de Sampaio. Após nivelar os conhecimentos fundamentais sobre Patrulha, foi executada a “Operação Bulhões”, um exercício de Operações Contra Forças Irregulares em Ambiente Rural.

          A atividade proporcionou a avaliação do conhecimento prévio dos cadetes, relativo ao desempenho prático em assuntos como: orientação, comunicações e patrulhas. Além disso, permitiu capacitar o cadete do 2º ano a comandar ou participar de uma patrulha em operações continuadas, cumprindo missões de reconhecimento e de combate.

          No contexto da operação foi realizada uma Ação Cívico-social na Escola Municipal Marina Graciani Fontanezzi, com o apoio da Unidade Básica de Saúde de Bulhões. O público-alvo foram os alunos do ensino fundamental da rede pública. Dentre as atividades realizadas destacaram-se: exposição de material, distribuição de revistas institucionais, instruções sobre os Símbolos Nacionais, hasteamento da Bandeira Nacional, treinamento de Ordem Unida com as crianças, instruções de conscientização e prevenção à Dengue e Febre Amarela, e instrução educativa de higiene bucal.

          A semana de instrução constituiu-se em uma fase importante na formação do caráter dos cadetes da arma de Sampaio, evidenciando os valores do seu patrono – estoicismo, tenacidade e obstinação – e demonstrando a capacidade de empregar a força de forma controlada, observando os princípios éticos que regem as operações militares.